TOTAL

Listas de expedição, romaneio

As movimentações de materiais de fornecedores e terceirizados para a própria empresa, da própria empresa para clientes e locais de obra, bem como as transferências diretas de fornecedores e terceirizados para obras e clientes, são parte integrante da cadeia logística.

Na indústria de bens de consumo, o faturamento e expedição contemplam diretamente os itens dos pedidos dos clientes, conforme mostra a figura 1.

Figura 1. Expedição dos pedidos dos clientes

Já na indústria de bens de capital, é comum que os itens transferidos para o cliente, ou a respectiva obra, não sejam os produtos finais, mas sim partes da sua estrutura de produto. Um dos desafios, neste caso, é a visibilidade da situação:

  • O que já foi enviado?
  • Em que nota fiscal, data e veículo?
  • Consta de alguma lista de expedição (“packing list”) para envio futuro?
  • O que falta enviar?

A falta de resposta a estas questões pode acarretar envios duplicados e faltas, ocasionando atrasos e sobrecustos. Para proporcionar o controle e visibilidade da situação, utilizam-se “listas de expedição” (figura 2).

Figura 2. Faturamento e expedição na indústria de bens de capital.

 

Integração entre engenharia, produção e listas de expedição

A definição dos itens a transportar para a obra (os itens de romaneio) pode ser feita já na fase de engenharia, ficando esta informação incorporada à estrutura de produto e suas diferentes manifestações. Por exemplo, na estrutura multinível de uma aplicação são identificados os itens de romaneio, ficando claro quais já foram enviados, por que data e meio, bem como os que já fazem parte de alguma packing list a enviar e os que ainda não foram enviados nem participam de qualquer lista.

As alterações de engenharia geram alertas para o romaneio. Quando, após a definição dos seus romaneios, é alterada a estrutura de produto de uma aplicação, são gerados alertas para que estas alterações sejam incorporadas aos romaneios.

 

 


MAXIPROD Informática Industrial Ltda | Rua Ernesto da Fontoura, 1479 cj 408 - Porto Alegre - RS - Brasil. CEP: 90230-091
Fone/fax: (51) 3019-2936 | e-mail: maxiprod@maxiprod.com.br