TOTAL

Diagramas de Gantt

Vide              Ordens de fabricação           MRP           Carga-fábrica        Produção, planejamento e controle

O planejamento com capacidade infinita, baseado nos lead-times das atividades, resulta em um cronograma idêntico ao usado pelo MRP. Podemos ver, abaixo, o diagrama de Gantt de uma OF. Nenhuma de suas atividades foi iniciada.

Uma visão diferente é o diagrama de Gantt de um centro de trabalho. O diagrama da figura abaixo mostra as atividades de diferentes OFs realizadas pelo CT 156, em ordem cronológica.

No rodapé da grade observa-se a carga-fábrica do respectivo grupo de CTs. Na sexta-feira 9/1/2009, por exemplo, o percentual de ocupação do CT 156 é de 140% (para visualizar no Gantt as atividades em realização seria necessário rolar para cima).  Já na segunda-feira 12/1 o percentual de ocupação passou para 15%.  As oscilações aparentemente bruscas de carga-fábrica tem origem na natureza do MRP, e no fato de se apresentar o cronograma com o intervalo “dia”. Passando-se para “semana” será mostrada uma distribuição mais realista, equalizada.


 


MAXIPROD Informática Industrial Ltda | Rua Ernesto da Fontoura, 1479 cj 408 - Porto Alegre - RS - Brasil. CEP: 90230-091
Fone/fax: (51) 3019-2936 | e-mail: maxiprod@maxiprod.com.br