TOTAL

Formação de preço

Vide                Custo industrial                Previsão de fluxo de caixa

 

As planilhas de cada modelo (ou unidade da proposta) são montadas a partir de máscaras de formação de preço relativas a determinados mercados, como por exemplo nacional e exportação.  Por exemplo, cada nova proposta de exportação será construída sobre a mesma máscara de formação de preço, utilizando automaticamente os valores e datas oriundos da estrutura de produto e gantts gerados pela Engenharia, digitando-se na planilha apenas as informações específicas da proposta.

O preço de um modelo é a soma do custo industrial com outras parcelas, tais como frete, impostos, comissões, margens de lucro, seguros, hedging cambial, custos financeiros e índices de incerteza.

No TOTAL, o preço é calculado através de uma planilha configurável com algumas funcionalidades similares ao Microsoft Excel, tais como cláusulas se-então, funções matemáticas e distribuição das parcelas em abas.

Uma das suas principais características é a capacidade de cálculo iterativo, que permite a solução numérica de sistemas de equações onde a = a(b) e b = b(a). Esta funcionalidade realiza o cálculo do custo financeiro que equaliza o valor atual de cash-in e cash-out considerando determinadas taxas de juros de captação e aplicação. A integração com o custo industrial também permite a utilização dos índices de projeção de custos de material e mão-de-obra pré-definidos.

O fluxo de caixa previsto do modelo pode ser apresentado de forma tabular ou gráfica.

A figura abaixo mostra uma planilha de formação de preço:


Planilha de formação de preço.

 

Correção financeira do fluxo de caixa

A linha 18 da planilha de formação de preço corresponde à parcela Ônus financeiro (CRR). O valor desta parcela é automaticamente definido através do cálculo de valor atual do fluxo de caixa previsto para o modelo, que, por sua vez, decorre automaticamente dos lead-times de fabricação e montagem.

Em função das taxas de juros de tomada e aplicação (respectivamente 8,20% e 0,00% no exemplo acima, do cronograma de cash-outs e do cronograma de recebimentos previsto, é definido o valor da correção financeira, que é automaticamente incluido na formação de preço.

Hedge cambial

Para o caso de insumos importados, portanto pagos em moeda estrangeira, o TOTAL permite o cálculo automático e a inclusão do custo do hedge cambial no preço final, em função do cronograma de pagamentos (automaticamente decorrente da estrutura de produto, considerando os lead-times de fabricação e datas de aquisição dos insumos) e das taxas de hedge cadastradas para cada moeda.


MAXIPROD Informática Industrial Ltda | Rua Ernesto da Fontoura, 1479 cj 408 - Porto Alegre - RS - Brasil. CEP: 90230-091
Fone/fax: (51) 3019-2936 | e-mail: maxiprod@maxiprod.com.br